A aquicultura é um ótimo exemplo de multidisciplinaridade, onde para o estabelecimento de uma cadeia produtiva, se faz necessário o conhecimento e desenvolvimento de várias áreas do conhecimento.
Portanto, à medida em que melhoramos os métodos de produção, consequentemente também precisamos melhorar em disciplinas como:
– A nutrição e o seu manejo;
– Genética das formas jovens;
– Conhecer melhor os patógenos e as outras áreas que auxiliem no aperfeiçoamento da produtividade.
Sendo assim, disciplinas como nutrição e reprodução são tradicionalmente mais estudadas e estabelecidas, pois são a base de qualquer ideia de se produzir pescado.
RAS
Os sistemas de tratamento e de recirculação de água, são áreas que são cada vez mais demandadas, à medida que as produções passam a se intensificar, diversificar e exigir padrões e necessidades antes não estabelecidas.
Ainda com um status de novidade, nos encontramos em um período de transição, onde muitas empresas tradicionais cresceram replicando estruturas e materiais ainda bastante rudimentares, e que agora precisam ser atualizados.
Filtros
Dentre os materiais que precisam ser atualizados estão a utilização de grandes quantidades de cascalho ou conchas de ostras como filtro mecânico e biológico.
Então, uma coluna com esses materiais irá reter sólidos que saíram dos tanques e proverá superfície para abrigar bactérias.
Mas, a posterior remoção desses sólidos e manter toda a superfície oxigenada, que são os objetivos diretos, se tornam tarefas muito mais complicadas do que deveriam ser.
Filtros mecânicos precisam ser eficientes, fáceis de limpar e com determinação do tamanho dos sólidos que são retidos.
Filtros biológicos precisam ter a superfície específica conhecidas, serem de fácil manutenção e compatíveis com o que o sistema exige.
A utilização de sistemas de desinfecção por ultravioleta e/ou ozônio sem o conhecimento das doses aplicadas e requeridas faz com o que, na prática, muitas das instalações recebam doses praticamente homeopáticas.
Com isso, há um grande risco de se tornar um prejuízo, ao invés de investimento em segurança.
Solução eficaz
Sendo assim, para os que possam pensar que métodos artesanais e rudimentares para tratamento e recirculação de água resultam em vantagem e economia perante aos materiais e equipamentos específicos para esse uso, devemos pensar que a aquicultura cresce quando as fazendas utilizam:
– Softwares de gerenciamento de produção,
– Alevinos com características genéticas padronizadas,
– Rações balanceadas para a espécie, condição e fase de produção,
– Vacinas eficazes contra patógenos específicos e etc…
As instalações de tratamento e recirculação nos ajudarão a alcançar melhor eficiência, segurança e qualidade de água, quando melhorarmos a nossa nota nessa disciplina.