Em matéria publicada na BBC, o uso de peixes limpadores na produção de salmão vem crescendo a ponto de ser necessário uma regulamentação específica para a coleta dos limpadores.
Esses peixes, principalmente espécies de bodiões, são pescados e soltos nos tanques de salmão para predar o Sea lice, um dos principais parasitas que afetam a produção. O uso dos limpadores funciona como um controle natural, reduzindo a necessidade de tratamentos farmacêuticos. Apesar dos bodiões já serem produzidas em laboratório, o crescimento lento da espécie não tem conseguindo atender a demanda das fazendas.
Para o governo Escocês, a coleta excessiva de bodiões passará a precisar de regulamentação específica. As regras propostas incluem o tamanho dos animais coletados, espécies, a quantidade e os locais de captura. Além disso, os coletores dos bodiões precisariam de um contrato apropriado com uma fazenda de salmão, estabelecendo limites para o tamanho das diferentes espécies de wrasse pescados.
Segundo Charles Millar, diretor executivo do Sustainable Inshore Fisheries Trust, medidas como essas são fundamentais para as boas práticas do setor, sustentabilidade da cadeia da piscicultura e proteção dessas espécies vitais.
Links para a matéria na BBC. Link 1 Link 2